
Os silos são componentes críticos de uma planta no que diz respeito à proteção contra explosões de pós combustíveis. Muitas fontes de ignição como superfícies quentes, equipamentos elétricos, carga e descarga estática, faíscas geradas por corpos metálicos estranhos durante o enchimento pneumático ou até mesmo a autoignição de um material a granel biologicamente ativo, aumentam o risco de uma explosão acontecer.
Caso não seja possível excluir todas as fontes de ignição, os silos devem ser protegidos. Seja através do alívio de explosão utilizando painéis de alívio, como o EGV, para silos localizados em áreas externas, seja através do alívio com abafador de chamas, como o Q-Box ou Q-Rohr ® ou até mesmo com supressão da explosão com a Q-Bic™ para áreas internas.
Para o processamento de produtos alimentícios ou farmacêuticos, utilizamos as válvulas de isolamento pneumáticas QVII e QVIII para aplicações sanitárias. Para o alívio da explosão em processos com exigência sanitária, estão disponíveis o painel de alívio EGV HYP certificado pela EHEDG e o Q-Rohr ® em combinação com o painel de alívio sanitário ERO.
Dependendo do material manuseado, também podem ser tomadas medidas preventivas. Por exemplo, a utilização de sistemas de detecção de faíscas em combinação com a extinção de faíscas ou com válvulas de isolamento são ações que podem evitar a entrada de fontes de ignição nos silos. No entanto, a dispensa de medidas construtivas de proteção contra explosão é um caso especial e deve ser avaliado por um especialista – consulte a REMBE® para mais informações.